Você sabia dessa?

Data: 28-MAI-2020   |     218

Muitas pessoas em casa se exercitando, e é comum vermos alguns realizando os famosos burpees!

Mas... de onde surgiu os Burpees?

Extras: Mr. Royal H. Burpee
Nasceu em 11 de Setembro de 1924 e faleceu em 07 de Agosto de 2004 aos 79 anos.


Os primeiros burpees foram realizados nos EUA, no fim dos anos 30 por Royal Huddleston Burpee, um médico fisiologista de Nova York. Ele foi inventado para avaliar seu condicionamento físico. Mais precisamente em 1939, quando o "Mr. Burpee" era um candidato a PhD de fisiologia aplicada no Teacher's College, na Universidade de Columbia, ele inventou um movimento de quatro ciclos, ainda sem nome, que forneceria uma maneira rápida e precisa de avaliar o condicionamento físico.

O famoso burpee então surgiu originalmente já foi como "squat thrust" e tinha menos movimentos. Hoje são 6.

Inicialmente a forma mais simples de realizar é justamente aquela que hoje usamos como progressão para o burpee completo, era assim: Agache e coloque ambas mãos à sua frente no chão, jogue os pés para trás ficando na posição de prancha, em seguida retorne com os pés para a posição anterior, finalize ficando em pé novamente.

Só mais tarde evoluiria para a besta de seis ciclos que conhecemos hoje. Foi em 1942, os burpees foram introduzidos no exército americano em seus militares e ganhou notoriedade e mais intensidade, veja só:

Como parte do teste geral, os soldados eram obrigados a executar burpees por 20 segundos seguidos. Mas em 1946 após a segunda guerra mundial, era necessário realizar o máximo de burpees por um minuto. A realização de 41 repetições nesse tempo era considerada excelente, enquanto menos de 27, era reprovado. Para terem uma ideia do nível de exigência.

Hoje o Burpee está sendo usado em muitos programas de treinamento (em especial em treinos em casa e cross training). Usado como aquecimento ou uma "punição" o intuito do exercício é levar a exaustão, fazer muitos burpees até a fadiga total, na mesma série.

Se o exercício eleva o gasto calórico? Com certeza! Devido a grande massa muscular em atividade, a estimativa é de você fazer em média 10 execuções e ficar por alí mesmo no chão, exausto.

Todos podem fazer este exercício? Não! Eu não indicaria para indivíduos iniciantes, nem para indivíduos idosos ou com alguma fragilidade ou fraqueza ósteo-muscular.

Eu gosto de fazer ele ao final de alguns treinos para me divertir e me desafiar! E você, gosta de fazer burpees, acha eficiente ou prefere outro exercício com elevado gasto calórico?

"

Escrito por Darlan Souza

Sou treinador e maratonista com 27 maratonas (4 Uphill 42k Marathon e 1 Dopey Challenge 87k RunDisney), atualmente treinando pessoas e correndo em busca das Six Majors Marathon.
Antes de correr maratonas, praticava futebol e musculação e corria de maneira totalmente recreativa, apenas para me manter a forma.
Sou Pós-Graduado em Educação Física (CREF 015393 G/RS), ainda na acade...


        



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