Trekking: dicas pra te salvar de passar perrengue

Data: 07-NOV-2019   |     184

Em um mundo onde o cenário urbano é cada vez mais predominante, as atividades ao ar livre, em meio à natureza, chamam a atenção dos amantes do esporte. Hoje vamos falar sobre trekking, esporte que consiste em realizar longas caminhadas em trilhas naturais que vem atraindo cada vez mais entusiastas em todo mundo.

Embora seja de conhecimento comum que o trekking, assim como todas as atividades físicas, requer alguns cuidados para garantir a segurança de quem o pratica, alguns erros comuns são cometidos tanto por iniciantes, quanto por pessoas que já conhecem o esporte.

Deixamos aqui algumas dicas para salvar no seu bloco de notas e não esquecer do check list antes de se aventurar!

Comece analisando a condição climática: Essa dica é fundamental para quem vai realizar uma atividade ao ar livre, pois a partir daí é possível definir o tipo de alimento a se levar e quais serão as roupas necessárias.

Mas atenção: esteja prevenido e leve sempre roupas para o caso de mudanças no tempo. Sendo assim, antes de iniciar o percurso, é importante verificar a probabilidade de chuvas, o volume da precipitação, a velocidade dos ventos e as temperaturas máxima e mínima. Em caso de grandes tempestades, jamais saia para realizar a atividade!

Não deixe em casa seu equipamento de orientação: Esse é um erro muito comum cometido até mesmo por quem já pratica o trekking. Mesmo que você já conheça a trilha que será percorrida, ter em mãos equipamentos de orientação, como mapas, bússolas ou GPS e saber usá-los é fundamental para não se perder.

A bússola mais indicada para esse tipo de atividade é a cartográfica, que possui uma régua, escalas e lente de aumento, facilitando a leitura do mapa e o cálculo de distâncias. Além do mapa, é importante ter também uma carta topográfica. Esse item fornece informações sobre o relevo da região onde se encontra a trilha, facilitando na hora de escolher a melhor rota.

Equipamentos de proteção: Parece básico, mas algumas coisas são indispensáveis para a sua segurança, e a gente sabe que algumas pessoas costumam esquecer. Cuide para não se esquecer de NADA:

Cuide da alimentação: A quantidade de comida para levar é outro ponto importante. Muitas pessoas não planejam da forma correta e acabam levando muita ou pouca comida. Planeje-se, analise quanto tempo será necessário para completar o percurso, calcule o tanto de comida que deverá levar para cada refeição. Leve um pouco a mais para o caso de imprevistos, como perda de comida ou passar um tempo maior do que o planejado na trilha.

Considere também o peso das embalagens para que a mochila não fique pesada demais. Dê preferência para alimentos embalados em plástico ou em papel, evitando os enlatados e conservas em vidro.

Um erro muito comum é o tipo de comida a se levar. Para não haver desperdício, evite levar alimentos perecíveis demais. Evite também os com excesso de sódio, para que você não se desidrate mais facilmente.

Dê preferência para alimentos ricos em carboidrato e proteínas, que auxiliam na recomposição muscular e na reposição de energia.

Curtiu as dicas? Comente aqui algo que você considera indispensável!

"

Escrito por KEEP RUNNING

...


     

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

Confira aqui dicas que podem te ajudar nos treinos, você vai achar a última loucura......

continuar lendo

Importância da musculatura do quadril na corrida

Importância da musculatura do quadril na corrida

A musculatura do quadril é extremamente importante durante a corrida, falando especificamente dos extensores de quadril o Glúteo...

continuar lendo

Oração do corredor

Oração do corredor

Gravei essa oração com muito amor e deixei disponível no meu canal do Youtube pra você compartilhar com seus amigos corredores...

continuar lendo

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Câncer de pele - Ultramaratonista Marilélia Rocha corre sem fins lucrativos em uma campanha para o alertar a população. Desta ...

continuar lendo

Canelite - A número 1 dos corredores

Canelite - A número 1 dos corredores

Cá estamos mais uma vez para mais um post sobre mais uma lesão que atinge os corredores . Dessa vez chegou a hora de falar da ...

continuar lendo