Quais são as reformas ideais para praticar exercícios em casa?

Data: 13-AGO-2020   |     74

A rotina apertada, a correria do dia a dia e a dificuldade para encontrar uma academia próxima fez muitas pessoas optarem por praticar exercícios em casa.

Além de ser muito mais cômodo, é possível investir em um local personalizado, realizando o sonho de ter uma academia própria no conforto do lar.

Mas não basta só arrastar os móveis e achar que o seu espaço já está pronto para atividades físicas.

Ao contrário, é preciso investir em um planejamento adequado, visto que a falta de um ambiente adaptado aos exercícios pode contribuir para a ocorrência de lesões, machucados e acidentes.

É possível, sim, treinar em casa e manter a forma, mas para além da disciplina, é recomendável investir em algumas reformas e equipamentos úteis na hora de executar certos exercícios e movimentos.

No artigo de hoje, confira quais são as reformas ideais para praticar exercícios em casa e treinar com mais conforto, aproveitando o máximo do espaço.

Defina qual é o objetivo dos seus exercícios

Para quem deseja mudar um pouco a casa para a prática de exercícios, o primeiro passo é definir quais são os principais objetivos das atividades físicas.

Por exemplo, se a intenção é um treino aeróbico, é necessário escolher quais equipamentos farão parte do cômodo, como uma esteira ou bicicleta ergométrica.

Já para quem gosta de treino de força, alguns acessórios como pesos, caneleiras e tapetes são mais aconselháveis e, geralmente, ocupam menos espaço.

Tudo isso será fundamental para definir a organização dos móveis, equipamentos e artigos para a prática de exercícios.

Entre os principais equipamentos usados em uma academia em casa, destacam-se:
Colchonetes;
Cordas;
Mini bands;
Elásticos extensores;
Halteres;
Entre outros.

Ter um espelho na parede também ajuda a observar a execução dos movimentos.

No entanto, é preciso ter cuidado com a instalação de peças de vidro, ainda mais se o cômodo for menor, já que uma simples queda pode resultar em um grave acidente.

Se necessário, busque orientação de um arquiteto ou designer de interiores para elaboração de um planejamento da sua academia em casa.

Aplique impermeabilizantes no ambiente

Praticar exercícios físicos é sinônimo de suor. Fora que, por estarmos dentro de casa, os cômodos tendem a sofrer mais com mofo e infiltrações, decorrentes da cozinha, banheiros e lavabos. Daí a importância da impermeabilização dos espaços.

Em primeiro lugar, é necessário fazer a impermeabilização de telhados, para que a sua academia em casa não tenha problemas com as águas pluviais e com demais intempéries, como o excesso de Sol, ventos fortes, etc.

Todo esse processo deve ser feito com produtos de qualidade e por profissionais experientes, para evitar qualquer inconveniente.

Em seguida, vale a pena conferir a necessidade de uma impermeabilização laje exposta, que além de proteger contra infiltrações, deixa o ambiente muito mais confortável.

Troque as janelas para melhor circulação de ar

Quem pratica exercícios físicos com frequência sabe a importância de se movimentar em locais com boa circulação do ar.

Isso porque a respiração fica muito mais fluida em ambientes arejados, e além disso, é possível reduzir a presença de vírus, bactérias e outros agentes nocivos para a saúde humana.

Sendo assim, procure verificar as condições das janelas e, se preciso, instale uma persiana sob medida, que permite o controle da luminosidade, ao mesmo tempo em que abre espaço para a boa circulação de ar.

Recomenda-se não instalar ar-condicionado no cômodo. Embora o uso de equipamento seja tentador, ainda mais nos dias quentes, ele retira toda a umidade do ar, facilitando o ressecamento do muco e favorecendo o aparecimento de doenças como a sinusite e rinite.

Uma opção é malhar com as portas e janelas abertas.

Para quem não tem persianas, outra alternativa é colocar um toldo para janela de quarto, que irá diminuir a entrada da luz solar e colaborar para a manutenção da temperatura.

Conclusão

Já não é mais segredo para ninguém o quão importante é a prática regular de atividades físicas.

Por isso, mesmo que a sua rotina seja corrida e falte tempo para frequentar uma academia, busque adaptar um cômodo da sua casa para movimentar o corpo.

Além de evitar o aparecimento ou agravamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, os exercícios físicos também ajudam a diminuir o estresse, ansiedade e a depressão, sendo ótimos aliados para o corpo e mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Escrito por KEEP RUNNING

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