PREPARAÇÃO PARA UMA ULTRAMARATONA

Data: 30-ABR-2019   |     260

Quando se treina para uma maratona de asfalto, muitos dizem que o volume semanal deve girar em torno de 80 a 90 quilômetros e o treino mais longo podendo chegar a 32 ou 35. Hoje em dia, você percebe que alguns treinadores prescrevem até mesmo 38, 40, 42 quilômetros!

Não está certo nem errado, não sou o dono da verdade e como já disse, existem caminhos e caminhos para chegar ao sucesso!

Em provas de Trail Run, há certas diferenças, muito por conta da característica da prova. Em algumas provas, andar faz parte. Logo, o fator cardiorrespiratório perde importância nesse momento. Há uma grande dependência dos músculos das pernas terem um bom equilíbrio ácido-básico e resistência às contrações excêntricas, que resultam em várias micro-lesões durante a sua execução.

Logo, há uma importância maior em trocar o piso de treino do que o volume de treino. Recomendo que durante a semana, o atleta priorize treinos mais curtos e mais intensos. Treinos fartlek e intervalados. Sendo que podem e às vezes devem, ser feitos tiros em ladeiras, tanto para cima quanto para baixo.

Em compensação, nos finais de semana, a prioridade deve ser um eterno sobe e desce. Abstraia do plano! Não importa que seja sobe e desce no asfalto, mas que seja sobe e desce. Faça a adaptação muscular. Volume: pegue o tempo que você corre 32/35 quilômetros no plano, transforme em horas e está feito seu treino. Não treine por quilometragem e sim por tempo.

Quando a altimetria é significativa, treine por desnível positivo. Tente no sábado e domingo, se aproximar do desnível que vai enfrentar na sua prova.

Um outro fator importante, é estudar a prova que você vai realizar, veja com detalhes, altimetria, percurso, pontos de corte, pontos de hidratação, limite para realizar a prova.

Confira se existem itens obrigatórios para a sua distância, a maioria dos organizadores exigem que o atleta respeite os itens que na verdade são sua própria segurança.

No mais boa prova!

"

Escrito por LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETA FEDERADO PELA CBAT
ULTRAMARATONISTA
PROPRIETÁRIO DA L.A ASSESSORIA DE CORRIDA DE RUA E TRAILRUN
IDEALIZADOR DO CANAL VIDA CORRIDA
YOUTUBE...


  



conhecer LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Por que não devo correr sem meias?

Por que não devo correr sem meias?

Entre os erros mais frequentes dos corredores está o de correr sem meias. É um erro que muitos cometem e que pode prejudicar nã...

continuar lendo

TrainingPeaks e o uso eficiente da tecnologia para melhorar os treinos

TrainingPeaks e o uso eficiente da tecnologia para melhorar os treinos

É praticamente impossível, hoje, dissociar treinamento de tecnologia. Com Stravas e Garmins e Suuntos tão largamente utilizados...

continuar lendo

Novo Embaixador: Darlan Souza

Novo Embaixador: Darlan Souza

Sou treinador e maratonista com 27 maratonas (4 Uphill 42k Marathon e 1 Dopey Challenge 87k RunDisney), atualmente treinando pe...

continuar lendo

Gentileza Gera Gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Já comentei algumas vezes que as histórias se repetem até aprendermos a lição. A vida vai dando os sinais e quem está a...

continuar lendo

Novidade na Keep Running: Linha Flets!

Novidade na Keep Running: Linha Flets!

Chegaram novidades na linha de compressão da www.keeprunn...

continuar lendo