Natação e ciclismo podem complementar o treino de corrida?

Data: 28-JAN-2021   |     147

Corredores estão sempre buscando alternativas para melhorar suas passadas. Incluir outros esportes na rotina de treinos é uma boa escolha.

A natação e o ciclismo são ótimos complementos e servem como opções regenerativas ao longo da semana de treinamentos.

Cada corredor responde de forma única ao treinamento.
Entre os fatores que fazem de você um atleta diferenciado na corrida estão a sua genética (predisposição para se adaptar ao exercício), histórico de treinamento e de lesões, saúde geral e estilo de vida (como você dorme, se alimenta e lida com o estresse, por exemplo). Todos esses aspectos devem ser levados em consideração quando um planejamento é elaborado.

Início dos treinos

O atleta precisa ficar atento para não se cansar em demasia com as três modalidades. Como o foco é melhorar na corrida e o corpo não está acostumado aos outros esportes , o começo deve ter de um a dois treinos na piscina e na bicicleta. Aos poucos e com a ajuda de um treinador, essa frequência pode ser aumentada.

Vale a pena pedalar?

Para manter e melhorar o condicionamento físico, pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que você não for correr. Assim como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações por causa do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma e treine com moderação.

Vale a pena nadar?

Alternar a corrida com natação pode ajudá-lo a render mais e a recuperar-se melhor. A dica é cair na água nos dias de treino mais leve. Tanto correr quanto nadar promovem a melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, mas a natação também dá uma aliviada, principalmente, nas articulações dos joelhos e da coluna.

A ideia é que o corredor caia na piscina pelo menos uma vez na semana.
Os maiores benefícios aparecem para os corredores já acostumados a nadar de vez em quando, de acordo com pesquisas sérias. No caso de iniciantes, entretanto, o corpo tende a sofrer um desgaste extra e às vezes até mesmo desnecessário. Por isso, fique atento, pois pode acabar atrapalhando a sua recuperação.

"

Escrito por LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETA FEDERADO PELA CBAT
ULTRAMARATONISTA
PROPRIETÁRIO DA L.A ASSESSORIA DE CORRIDA DE RUA E TRAILRUN
IDEALIZADOR DO CANAL VIDA CORRIDA
YOUTUBE...


  



conhecer LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Tênis Asics GEL-NIMBUS ™ 23

Tênis Asics GEL-NIMBUS ™ 23

Tênis Asics GEL-NIMBUS ™ 23 veio para mudar toda a sua concepção de tênis de corrida, fazendo com que você o queira como pa...

continuar lendo

Review Novablast e Novablast Platinum

Review Novablast e Novablast Platinum

O NovaBlast é elástico sob os pés, com amortecimento aparentemente infinito que não "afunda" apesar de sua baixa de...

continuar lendo

Já ouviu falar em videofadiga?

Já ouviu falar em videofadiga?

As pesquisas já provaram que nosso cérebro precisa de pequenas pausas

Tenho notado que as pessoas estão mais cansada...

continuar lendo

O impossível é só questão de opinião

O impossível é só questão de opinião

Não há impossível para quem tem o pensamento forte, como diz nosso saudoso Chorão na música "Só os loucos sabem" que aprend...

continuar lendo

Review Novo HOKA ONE ONE Carbon X 2

Review Novo HOKA ONE ONE Carbon X 2

O novo Tênis HOKA ONE ONE Carbon X 2 entrega a mesma velocidade propulsiva que seu antecessor, mas ele chega melhorado e ma...

continuar lendo