Natação e ciclismo podem complementar o treino de corrida?

Data: 28-JAN-2021   |     265

Corredores estão sempre buscando alternativas para melhorar suas passadas. Incluir outros esportes na rotina de treinos é uma boa escolha.

A natação e o ciclismo são ótimos complementos e servem como opções regenerativas ao longo da semana de treinamentos.

Cada corredor responde de forma única ao treinamento.
Entre os fatores que fazem de você um atleta diferenciado na corrida estão a sua genética (predisposição para se adaptar ao exercício), histórico de treinamento e de lesões, saúde geral e estilo de vida (como você dorme, se alimenta e lida com o estresse, por exemplo). Todos esses aspectos devem ser levados em consideração quando um planejamento é elaborado.

Início dos treinos

O atleta precisa ficar atento para não se cansar em demasia com as três modalidades. Como o foco é melhorar na corrida e o corpo não está acostumado aos outros esportes , o começo deve ter de um a dois treinos na piscina e na bicicleta. Aos poucos e com a ajuda de um treinador, essa frequência pode ser aumentada.

Vale a pena pedalar?

Para manter e melhorar o condicionamento físico, pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que você não for correr. Assim como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações por causa do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma e treine com moderação.

Vale a pena nadar?

Alternar a corrida com natação pode ajudá-lo a render mais e a recuperar-se melhor. A dica é cair na água nos dias de treino mais leve. Tanto correr quanto nadar promovem a melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, mas a natação também dá uma aliviada, principalmente, nas articulações dos joelhos e da coluna.

A ideia é que o corredor caia na piscina pelo menos uma vez na semana.
Os maiores benefícios aparecem para os corredores já acostumados a nadar de vez em quando, de acordo com pesquisas sérias. No caso de iniciantes, entretanto, o corpo tende a sofrer um desgaste extra e às vezes até mesmo desnecessário. Por isso, fique atento, pois pode acabar atrapalhando a sua recuperação.

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Escrito por LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETA FEDERADO PELA CBAT
ULTRAMARATONISTA
PROPRIETÁRIO DA L.A ASSESSORIA DE CORRIDA DE RUA E TRAILRUN
IDEALIZADOR DO CANAL VIDA CORRIDA
YOUTUBE...


  



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