Gentileza Gera Gentileza

Data: 27-AGO-2019   |     255

Já comentei algumas vezes que as histórias se repetem até aprendermos a lição.

A vida vai dando os sinais e quem está alinhado com o Universo vai acatando e tentando melhorar seu convívio com as pessoas e sua estadia nesse planeta.

Faz um ano que o causo que vou contar aconteceu, e como nada é por acaso nessa vida e TUDO ESTÁ CONECTADO, segue meu texto filosofado e ruminado pra você:

Gentileza gera Gentileza - versão 2

Dia 18/08/2019 teve a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, tive a graça de participar dessa prova como convidada da Fila em 2014 junto com o Fábio e foi sensacional!

E a mensagem que eu já quero deixar é: SEJA VOCÊ MESMO. Porque tudo que você fizer será o MELHOR para aquele momento.

A gente muda, eu sei. Eu não sou a mesma pessoa de um ano atrás. Fico muito feliz com isso porque vejo que estou evoluindo. Na verdade coexistimos entre presente, passado e futuro. Aí vem a famosa ansiedade (excesso de preocupação com o futuro) e a depressão (excesso de preocupação com o passado) e a gente não vive o único momento que existe, que é o AGORA, o momento presente. Muita doideira, não?

Mas é aí que eu quero chegar e pretendo falar sobre depressão qualquer hora!

Sobre a ansiedade eu já gravei um vídeo no meu canal do YouTube, dá uma olhada nesse link: https://youtu.be/tO4Q66UGVM4, espero que te ajude a controlar essa danada!

Eu tinha mania de assumir muita culpa pelas atitudes das pessoas, elas falavam algo que estava incomodando nelas e de certa forma arrumavam um culpado para justificar seus “erros” e, como sempre falei demais, acabava “pegando pra mim” o que a pessoa falava e até sofrendo anos com isso!

Ainda estou trabalhando esses sentimentos em mim, mas vejo o quanto já amadureci nessa trajetória, como o assunto de hoje que escrevi um ano atrás não está me abalando mais porque realmente entendi que cada um dá o seu melhor!

Muitas vezes o melhor que a pessoa pode te oferecer não é o suficiente pra você, mas “tranquilo, no pasa nada”, esteja sempre ciente disso e não assuma fardos que não sejam pra você carregar, tire somente a lição!

Então vamos lá!

Já ouviu falar sobre o Profeta Gentileza?



Profeta Gentileza (1917-1996), criador da frase “Gentileza gera Gentileza” – Fonte: Google Imagens

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996), foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade. Andava pela Zona Central com uma túnica branca e longa barba. ‘Gentileza gera gentileza’ é sua frase mais conhecida.”
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Enfatizando que o que aconteceu comigo não é um cisco perto da história do Profeta Gentileza, mas me inspirou a escrever justamente para ajudar as pessoas ao fazerem posts de motivação ou ao usarem as palavras de alguém para se expressar num momento importante de suas vidas, fazerem de forma correta. #Paz

Geralmente sou super caseira, fico de boa com o Fábio nos finais de semana assistindo a filmes e seriados quando não tem corrida, então não entrei nas redes sociais por 2 dias. Estava eu trabalhando no domingo à noite, tirei o celular do bolso pra ver a hora, vi o ícone do Instagram e acabei entrando nas notificações. Das trocentas que estavam na tela, uma me chamou a atenção: “‘fulana’ começou a te seguir”. Como estava escrito ao lado que eu já seguia a pessoa, entrei no perfil dela pra relembrar de onde a conhecia. De cara vi uma foto com uma medalha e um texto meu! Levei um “susto”! Minhas palavras estavam sendo reverberadas no post da menina! Fiquei TÃO FELIZ por fazer parte de um momento tão importante da vida de uma corredora que tinha certeza de que meu nome estaria no final do texto, afinal ela agradeceu a inúmeras pessoas que fizeram parte dessa maravilhosa conquista, mas não! Meu nome não estava lá! Na hora me lembrei de uma outra pessoa que copiou minha legenda há pouco mais de 2 anos, mas como eu conhecia a menina pessoalmente (na verdade ela corre MUITO MAIS que eu, quando vi minhas palavras na foto dela, fiquei radiante, sinal de que eu inspiro com minhas palavras, mesmo correndo mais lento que ela), acabei deixando quieto. Então, depois de ler o seu relato com o trecho do meu texto, comentei: “Parabéns pela primeira Meia de muitas!” (coloquei vários emojis, toda carinhosa e tal) e concluí meu comentário com um “PS: Você pode dar os créditos do texto, por gentileza? Gratidão!” (e mais alguns emojis)

Não sei se fiz o correto, deveria ter chamado a pessoa no privado, sabe, mas sei lá, foi tudo tão rápido! Só que ao invés da moça editar o post ou então colocar aspas nas partes que copiou, ela deletou meu comentário e em seguida me bloqueou. Aí me senti culpada (e volta a Gabs das antigas num instante), parece que estraguei a comemoração da pessoa em sua primeira prova na distância. Como toda canceriana que se preze, fiquei ruminando o ocorrido. Mais uma vez abri as notificações e vi que uma pessoa curtiu uma foto minha, intuitivamente entrei no perfil dela e dei de cara com uma foto da célebre frase do Poeta Gentileza: “Gentileza gera Gentileza” e fui maquinando tudo na cachola. Como nada acontece por acaso e tudo está conectado, resolvi pesquisar sobre o Seu José Datrino, aí me lembrei da música “Gentileza” da Marisa Monte que fala sobre quando ela passou pelo viaduto pra mostrar as obras do Gentileza e deu de cara com tudo apagado.

Aí eu pirei! Refleti e percebi que todo mundo quer fazer o seu melhor, ninguém quer “errar”, mesmo porque não existe certo e errado. Cada um está num nível de consciência e muitas vezes falta informação, por isso as pessoas tomam diferentes atitudes. “O mundo é uma escola”.

Eu deveria ter agido de outra forma, mas agora não posso reparar o meu “erro” porque não tenho mais como entrar em contato com a pessoa, mas, se “por acaso” ela vir esse post, perceberá que há uma forma de consertar as coisas e que de tudo tiramos um aprendizado. E sempre que encontrarmos frases ou textos que nos identificamos com as palavras da pessoa, vamos valorizar o trabalho dela dando os créditos, se não soubermos quem escreveu, pelo menos colocamos as palavras entre aspas e tá tudo bem!

Assista a esse vídeo sobre a música Gentileza da Marisa Monte e a história do Profeta Gentileza no post original do meu blog, com certeza irá se emocionar, mesmo que não seja canceriano! Rsrs

Post original: https://www.corregabs.com.br/gentilezageragentileza/ (21/08/2018)

Post de quando o #CasalQueCorreJunto foi convidado da Fila pra participar da Meia Internacional:

https://www.corregabs.com.br/convidados-da-fila-na-meia-internacional-do-rio-de-janeiro/

" E a mensagem que eu já quero deixar é: SEJA VOCÊ MESMO. Porque tudo que você fizer será o MELHOR para aquele momento.

Escrito por Marília Gabriela Massetto

Marília Gabriela Massetto, "CorreGabs" 37 anos, esposa do Fábio.
10 maratonas e algumas centenas de medalhas (nunca contei!)
Tenho um canal recente no YouTube em que falo de corrida, energias, mindfulness e mais umas coisas loucas, tudo numa coisa só!
Porque tá tudo conectado!...


        



conhecer Marília Gabriela Massetto

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Dia 29 de setembro teve a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e foi a minha décima experiência na distância! O que posso d...

continuar lendo

Um CICLO chamado MARATONA

Um CICLO chamado MARATONA

Fala galera! Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim dividir um pouco do que passei nos últimos meses! Sim! Meses! Não vim falar ...

continuar lendo

Berlin Marathon

Berlin Marathon

A Six Majors mais rápida e com muita história e cercada de desafios. Vou falar sobre o maior desafio para quem vem, a língua, o...

continuar lendo

Que tal correr uma ultra?

Que tal correr uma ultra?

Desafios, sempre acreditei, são sempre absolutamente pessoais. Para alguns atletas, correr uma maratona sub-3 pode ser a meta de ...

continuar lendo

Melhores tênis para corrida e caminhada!

Melhores tênis para corrida e caminhada!

O exercício que originou nossa paixão é novamente nosso tema de hoje, e dessa vez, vamos listar alguns dos melhores tênis para...

continuar lendo