Dor de Cabeça x Corrida, o que fazer?

Data: 25-JUN-2019   |     227

Você já sentiu dor de cabeça antes ou durante a corrida? Que atletas estão acostumados a lidar com vários incômodos isso todo mundo sabe, mas será que faz mal correr com dor de cabeça? Os exercícios físicos podem ajudar ou atrapalhar de alguma forma? A dor de cabeça é um problema constante na vida de muitas pessoas e pode ser causado por diversos fatores, como respirar de forma errada, baixo nível de glicose no sangue, desidratação, fraqueza por não ter se alimentado corretamente e até mesmo estar relacionado com a intensidade da atividade física que você pratica.

Mas, correr estando com dor pode fazer mal?

Tudo depende da causa da dor de cabeça. Durante a corrida (ou qualquer outra atividade física aeróbica) ocorre o aumento do metabolismo, do consumo energético, aumento da pressão arterial sistêmica, da frequência cardíaca e respiratória. É possível que o quadro de dor se torne mais acentuado, por exemplo, se a dor de cabeça for por hipertensão arterial, nesse caso, a corrida vai piorar os níveis pressóricos e consequentemente tornar o incômodo maior.

Você deve ficar atento aos seus hábitos, se começar a sentir dores de cabeça após mudar os treinos e aumentar a intensidade, por exemplo, pode ser que esse seja o motivo, então deve fazer um aumento mais gradativo do volume e no momento da dor tentar diminuir o ritmo, e é claro que seu treinador deverá estar ciente do problema.

Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada, ter boas noites de sono e prestar a atenção nos sinais que o corpo dá. Ter uma dorzinha de cabeça uma vez ou outra é natural, mas se isso se torna algo constante o problema não deve ser mascarado com o uso de analgésicos, é necessário investigar as causas e procurar um médico.

Se uma vez ou outra o incômodo já é grande, imagine para quem sofre com enxaqueca? Quem passa por isso sabe o quão ruim é; claridade, barulhos, coisas comuns tornam-se uma verdadeira tortura durante as crises de enxaqueca.

Diversos estudos científicos já mostraram que os exercícios aeróbicos, como a corrida, podem ser grandes aliados ao tratamento dessas dores. Todo exercício físico aeróbico promove o aumento da produção de endorfinas cerebrais que nos dão bem estar e amenizam a dor.

O mais importante então é saber que cada caso é um caso. Dependendo do motivo que gera a dor de cabeça, a corrida pode tanto atrapalhar, quanto ajudar no treinamento, o essencial é tratar e não parar de correr!

"

Escrito por LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETA FEDERADO PELA CBAT
ULTRAMARATONISTA
PROPRIETÁRIO DA L.A ASSESSORIA DE CORRIDA DE RUA E TRAILRUN
IDEALIZADOR DO CANAL VIDA CORRIDA
YOUTUBE...


  



conhecer LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Dia 29 de setembro teve a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e foi a minha décima experiência na distância! O que posso d...

continuar lendo

Um CICLO chamado MARATONA

Um CICLO chamado MARATONA

Fala galera! Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim dividir um pouco do que passei nos últimos meses! Sim! Meses! Não vim falar ...

continuar lendo

Berlin Marathon

Berlin Marathon

A Six Majors mais rápida e com muita história e cercada de desafios. Vou falar sobre o maior desafio para quem vem, a língua, o...

continuar lendo

Que tal correr uma ultra?

Que tal correr uma ultra?

Desafios, sempre acreditei, são sempre absolutamente pessoais. Para alguns atletas, correr uma maratona sub-3 pode ser a meta de ...

continuar lendo

Melhores tênis para corrida e caminhada!

Melhores tênis para corrida e caminhada!

O exercício que originou nossa paixão é novamente nosso tema de hoje, e dessa vez, vamos listar alguns dos melhores tênis para...

continuar lendo