Desafio do Rio ,O grande Desafio a Você mesmo!

Data: 11-JUN-2019   |     173

Fala meus queridos , tudo bem com vocês? Estou de volta hoje aqui pra contar pra vocês uma experiencia totalmente fantástica.

Minha preparação , ansiedade e angustia para o Desafio do Rio 2019!

Vamos lá... pra começar muita calma nessa hora! Se você é iniciante ou esta no meio termo como corredor , calma , isso talvez te anime muito a fazer tal feito , mas não saia daqui hoje pensando em ir fazer só porque leu isso não hein, antes de mais nada converse com seu professor , e se você é , já foi ou será um desses loucos a participar dessa grande loucura , vê se você se identifica com isso. Rsrs

Pra gente começar a conversa você sabe o que é o Desafio da Cidade Maravilhosa? Sim.. esse é o nome oficial dos 21km+42km no evento da Maratona do Rio , apelidada carinhosamente de Desafio do Rio. Você não leu acima errado não , é bem isso mesmo , esse desafio consiste em você correr 21km da Meia do Rio no sábado e em menos de 24h depois , percorrer os 42km da Maratona do Rio , Total de 63km! Pensem nisso... 63km!

Bom... Você o quanto é preciso treinar para uma Meia Maratona não sabe!? Conhece o volume de treinos! Você também sabe o quanto é duro treinar para uma Maratona também não sabe ? O volume de treino mais que dobra para que você consiga concluir esse objetivo! Agora pensa no volume de treino para que você possa fazer 21km um dia e em menos de 24h depois fazer 42km , pensou? É isso mesmo!!!

Lá no inicio os treinos base , os treinos iniciais não davam a minima ideia do que ainda estaria por vir , pra falar a verdade parecia treino para uma "Simples Meia Maratona" , treinos curtos e tranquilos de se fazer! Muita atenção a esse periodo , muita gente enforca esses treinos por acharem que são "chatos" justamente por serem muito curtos, mal sabem elas o quão importante são , eles serão sua base de consistencia para uma evolução a frente !!!

Pois bem... passei dessa fase, lá vem o que posso dizer de fase secundária , vamos pensar em nossos treinos como se fosse uma grande obra para se construir uma piramide , onde no seu primeiro ciclo de treinamento você construísse sua base , a base da pirâmide ( ta aí o porque dos treinamentos iniciais serem tão importantes) logo após isso você irã fazer o que ? o meio da sua piramide , podemos falar que essa fase de treinamento será o recheio da pirâmide , pois bem , são as fases que você ainda treina com volume de meia maratona porém com bases mais solidas e um pouco maiores , ou seja , um volume maior mantendo se uma base de Meia Maratona , é uma parte fundamental para que seu corpo e organismo acostume se e se prepare o que ainda está por vir . Confesso que essa parte dos treinamentos é a parte chave pra mim , é a parte que seu organismo e seu corpo irão dizer pra você se sim ou se não! Você ainda estará em fase de empolgação , você estará numa fase onde estará pensando que ja começou a se desafiar de uma tal maneira que você nunca imaginaria , e é verdade! Mas uma Pirâmide não tem apenas duas partes nesse jogo , e sim três!
Nessa segunda parte aconselho a você a procurar provas que encaixe em seu planejamento de treinos , para que você tenha mais motivação para sua prova alvo , usar as provas como treinos de luxo é uma saída fantástica das mesmices dos treinamentos . Uma outra dica importante ... comece a usar provas de 21k como treinos , isso te ajudará a criar uma "carcaça" para aguentar o que vem por aí ainda!
Nessa segunda faze você ainda estará empolgado por estar conseguindo cumprir todos seus objetivos , ou , como dissemos anteriormente , seu corpo pode começar a pedir pra você parar pois está atingindo seu limite e aí você começa a pensar em abortar a missão!
Se você nunca correu uma Meia Maratona , ou nunca correu um Maratona , claro.. não é recomendável que você vá para esse desafio.
Mas você passou pela segunda fase , e agora iremos entrar na fase final da sua pirâmide , que é o pico dela , o auge , lembra das fases anteriores? lembra delas? e aí... sua base ta solida? Seus alicerces estão firmes? então vamos subir sem riscos de desmoronamentos ok.

Chegamos na fase de pico da preparação!

Terceira fase ... os temidos longões , e digo uma coisa, não "apenas" longões , mas sim treinos longos seguidos de outros treinos longos no dia anterior . É isso mesmo , o volume de treinos aumente drasticamente e você agora pra sair de casa precisa fazer planos , precisa bolar uma estratégica para que seus treinos saim perfeitos e que você consiga conclui los com sucesso.
Chegou o tão temido mês de seguidos finais de semana comprando alimentos para correr , abastecendo mochilas , pensando nas táticas , perdendo finais de semana e se preocupando com a imunidade!
Você irá se pegar sempre pensando "Meu deus , olha o que eu to fazendo" , "Nossa , nunca imaginei que iria correr isso tudo" , "Nossa , hoje não vai da certo" , "Que frio , vou deitar de novo , não espera, tenho que ir, mas são 4h da manha" , isso e várias outras!!! Você está preparado pra fazer isso tudo sozinho(a)??? Tobias... Só?? Sim! Você acha que é normal encontrar malucos por aí sempre que estarão fazendo a mesma coisa que você ?Não , não vai , se você não mora numa capital você não irá com ninguém , será você e sua mente , você e você , disputando com sua cabeça quem vai vencer esse jogo , parar ou não parar? Desistir por hoje ou concluir o treino? era 35 , fiz 26 ta bom? Você nunca pagará a conta no dia , mas acredite , o Desafio chega e chega com tudo , aquele dia você não fez , no outro também não , matou esse treino ou o outro , fica tranquilo , seu pagamento tem data marcada já.

Você ja subiu alguma escada de algum prédio? Acho que já não é ! Então vamos lá , você já subiu essas escadas contando? talvez sim , talvez não , então te digo uma coisa , quando você começar você sempre é claro começara do 1 e assim , 2 , 3 , 4 ... sucessivamente correto? Será que em algum momento passou pela sua cabeça contar 1,2,4,7,8,9 ????? Oi! Acho que não né, pois bem , leve isso pra sua corrida , não pule os degraus , não precisa , o tombo lá de cima é pior , suba devagar , consciente e consistente para que quando você chegar lá no alto , nenhuma ventania ou tropeços irão te derrubar !!!

Em 2018 eu fui e pela primeira vez completei os 21km+42km do Desafio do Rio , esse ano estou de volta mais uma vez para esse grande desafio , que sem duvida degrada seu corpo e sua mente, estar bem preparado não é o suficiente , digo isso para você que como eu é um corredor amador , não digo isso pra colocar medo em ninguém para que desencoraje a faze lo , não , quero muito que você faça , quero muito que você faça e sinta a mesma sensação que senti quando fechei a Maratona e completei o Desafio , mas quero que você faça isso com segurança , e que não chegue chorando de dor , mas sim chorando de alegria!!!

Faça sempre por você e mais ninguém!!!

Você já é um vencedor quando se propoe a treinar para esse Desafio , no qual ele já se inicia no seu primeiro treino , o dia das duas provas é só a festa e a concretização de tudo que foi feito!

Antes de qualquer prova alvo , converse com seu professor , ele será sua bússola e te guiará pelos caminhos até a linha de chegada!!!

Até a próxima meus queridos , é sempre um grande prazer!!!

"

Escrito por Tobias Lima Barbosa

Fisioterapeuta
Especialista em pós operatório e trabalho proprioceptivo
Prevenção de lesões
Maratonista
Idealizador do canal Correndo Mais no YouTube
Corrida de Rua e Trail Run...




conhecer Tobias Lima Barbosa

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Dia 29 de setembro teve a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e foi a minha décima experiência na distância! O que posso d...

continuar lendo

Um CICLO chamado MARATONA

Um CICLO chamado MARATONA

Fala galera! Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim dividir um pouco do que passei nos últimos meses! Sim! Meses! Não vim falar ...

continuar lendo

Berlin Marathon

Berlin Marathon

A Six Majors mais rápida e com muita história e cercada de desafios. Vou falar sobre o maior desafio para quem vem, a língua, o...

continuar lendo

Que tal correr uma ultra?

Que tal correr uma ultra?

Desafios, sempre acreditei, são sempre absolutamente pessoais. Para alguns atletas, correr uma maratona sub-3 pode ser a meta de ...

continuar lendo

Melhores tênis para corrida e caminhada!

Melhores tênis para corrida e caminhada!

O exercício que originou nossa paixão é novamente nosso tema de hoje, e dessa vez, vamos listar alguns dos melhores tênis para...

continuar lendo