Canelite - A número 1 dos corredores

Data: 05-DEZ-2019   |     292

Canelite - A número 1 dos corredores


Fala meus queridos tudo bem com vocês?

Cá estamos mais uma vez para mais um post sobre mais uma lesão que atinge os corredores . Dessa vez chegou a hora de falar da Lesão que mais atinge essas pessoas , dentre todas que são as mais comuns , ela é sem duvida a maior entre todas , sim .. a canelite é a lesão número um dos corredores , é a que mais acontece no seguimento. Quem nunca ouviu falar de um amigo corredor "Hummmm to começando a sentir uma dorzinha aqui na frente da canela" quase todo mundo não é mesmo? Então vamos entender um pouco dessa que é a rainha das lesões entre nós corredores e quem sabe com isso você não consegue se blindar um pouco mais dela. Vamos lá!

Bom.. primeiramente vamos saber o que é a canelite , como que acontece essa inflamção: Canelite é o nome dado a sindrome do estresse tibial medial da tíbia , é uma inflamação do osso da canela , a tíbia , seus tendões ou músculos , ela é caracterizada por dor na canela especialmente durenteo exercício físico e o pior , ela pode evoluir em uma fratura por estresse . O que mais causa essa lesão é o excesso de treinos , o corpo precisa de uma adaptação para que suporte uma determinada carga de treino e quando isso não acontece , quando pulam se etapas a canelite pode aparecer , pois umas das áreas mais afetadas e sobrecarregadas do nosso corpo é justamente a canela

Também vale ressaltar que o tipo de pisada e até mesmo o tênis podem ajudar aumentar esse processo rumo a canelite , fazer um exame , um teste de pisada , uma conversa com seu treinador é uma boa pedida e um belo conselho para um primeiro passo rumo a prevenção da lesão . É imprescindível que você atleta tenha um profissional adequado ao seu lado. Dessa forma seu treinador irá corrigi lo sempre que necessário .

Fui diagnosticado com canelite , e agora? Se isso aconteceu para imediatamente os treinos , como você ja deve saber o processo inflamatório começou e com isso você precisará de repouso por algum tempo , recomendo que você a partir desse momento procure um médico ortopedista e um Fisioterapeuta , eles saberão o que fazer! Mas pare imediatamente seus treinos , não pense que "da pra fazer 5km no amor" não , como já te falei aqui , o que hoje pode ser uma canelite amanha pode ser uma fratura

"Tobias... já fiz tudo isso , parei meus treinos! E agora , o que devo fazer?" Então vamos lá... depois de se confirmar a canelite , você deve fazer as seguintes etapas:


- Repouso : Como ja dissemos aqui , se há um processo inflamatório o repouso é fundamental para que o mesmo não evolua e te prejudique mais ainda no seu tratamento e na sua recuperação.

- Aquecimento : Quando voltar aos treinos lembre se disso , aquecimento! "Mas Tobias , alongar não?" Isso é um pouco complicado de falar agora , há artigos científicos que mostram que alongar ajuda , outros não , outros até que prejudicam , eu Tobias como fisioterapeuta jogo sempre no time do aquecimento! Mas te digo uma coisa como uma dica , quer alongar? Alongue , mas em dias diferentes aos dos seus treinos, ok?

- Baixo volume : Isso mesmo , reduza a intensidade dos seus treinos para que a saúde da tíbia volte ao seu estado saudável , você acabou de sair de um processo inflamatório , vá com calma , uma coisa que não queremos é que esse processo volte não é mesmo.

- Gelo : Uma boa compressa de gelo (o melhor ) não faz mal a ninguém.

- Descanso : Já dizia o Joãozinho em sua lápide "Descanso também é treino" , com a diminuição de treinos você poderá descansar mais , isso irá fazer com que suas fibras musculares e seus tecidos se recuperem mais e mais e isso é uma das partes mais importantes da recuperação dessa inflamação instalada na região.

- Remédios : Em casos mais graves poderá ser feito o uso de medicamentos (nunca, jamais, em hipótese alguma se auto medique).


Concluiu toda essa fase dos trenamentos ? Espero que melhore! Nenhum corredor gosta de estar lesionado , ninguém gosta de ficar parado e deixar de fazer aquilo que ama , mas hoje como eu to dando muito conselho para que você fique cada vez melhor, lá vai outro importante que eu como Fisioterapeuta sempre digo aos meus amigos corredores , ninguém gosta de tratar , tratar é uma palavra muito ruim, tratamento então nem se fale , então não deixe com que elas entrem no seu dicionario de atleta , ao invés disso coloque outra, prevenir! Lembram do ditado mais velho do mundo , ou um dos mais , "é melhor prevenir do que remediar" , é ... é muito verdade! Em todo ciclo de treinamento faça sempre prevenções , trabalhe assim com seu professor , converse com ele! Então quer dizer que se eu fizer isso nunca vou me lesionar? Não , claro que não , mas que essa porcentagem irá diminuir consideravelmente isso irá! Eu nunca me lesionei !!!!!!

Espero que tenham gostado meus queridos , é sempre bom vir aqui e poder ajudar! Até a próxima!

"

Escrito por Tobias Lima Barbosa

Fisioterapeuta
Especialista em pós operatório e trabalho proprioceptivo
Prevenção de lesões
Maratonista
Idealizador do canal Correndo Mais no YouTube
Corrida de Rua e Trail Run...




conhecer Tobias Lima Barbosa

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

Confira aqui dicas que podem te ajudar nos treinos, você vai achar a última loucura......

continuar lendo

Importância da musculatura do quadril na corrida

Importância da musculatura do quadril na corrida

A musculatura do quadril é extremamente importante durante a corrida, falando especificamente dos extensores de quadril o Glúteo...

continuar lendo

Oração do corredor

Oração do corredor

Gravei essa oração com muito amor e deixei disponível no meu canal do Youtube pra você compartilhar com seus amigos corredores...

continuar lendo

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Câncer de pele - Ultramaratonista Marilélia Rocha corre sem fins lucrativos em uma campanha para o alertar a população. Desta ...

continuar lendo

Deixe-me dizer algo que você já sabe...

Deixe-me dizer algo que você já sabe...

Assisti a um vídeo motivacional da Asics em 2013 quando estava me preparando para a minha primeira Meia Maratona e as palavras nu...

continuar lendo