Calçado para trilha: 6 dicas para escolher seu!

Data: 16-ABR-2019   |     346

Algumas pessoas podem até se confundir, mas a corrida de rua e corrida em trilha são esportes extremamente diferentes. Por ser realizada em locais mais bucólicos, como montanhas, estradas de terra, mata fechada, a modalidade tem ganhado mais adeptos por tantas diferenças. E é claro que escolher uma bota ou tênis para trilha é algo que exige um pouco mais de atenção, pois será decisivo para uma trilha mais divertida e segura.

Além de preparo físico e acessórios indispensáveis para climas extremos, você vai aprender definitivamente como escolher a bota ou tênis para trilha perfeito pra você:

01 - Começando pelo essencial: ajuste, encaixe e adaptação!

Conheça o tipo do seu pé (sua pisada) e procure por calçados que são confeccionados perfeitamente para atender as suas necessidades!

02 – Você já conhece o percurso?

Se o terreno é irregular, como montanhas, por exemplo, as botas mais pesadas, com cano alto são perfeitas, pois protegem o tornozelo, garantem rigidez e evita torções. E esse será o grande diferencial: geralmente quando bate o cansaço fica mais fácil virar os pés e você não quer uma lesão dessas, não é mesmo? Para terrenos com superfície escorregadia, opte pelos modelos com cravos e ranhuras. Para fechar, locais onde o terreno é nivelado, um tênis ou bota leve [sem adicionais] serão o suficiente. Escolha um modelo confortável e flexível.

03 – O tênis ou a bota é impermeável?

Durante uma trilha, você irá se deparar com os mais diferentes obstáculos: riachos rasos, poças de lama, chuvas, e muitas outras oportunidades de molhar os seus pés. Por isso procure um calçado impermeável, ou se não poderá ocasionar o surgimento de fungos e provocar sérios desconfortos nos seus pés.

04 – O tênis ou a bota tem material respirável?

Existem modelos que possuem a tecnologia que alia perfeitamente o impermeável ao respirável, para que possa usufruir o melhor dos dois. Porque se faz tão necessário ser respirável? Dias mais quentes fazem os pés transpirar mais. E esse suor pode ocasionar na proliferação de fungos e bactérias. Dias frios aumentam a umidade nos pés, o que faz com que a perda de calor cause entraves para a circulação sanguínea. Escolher o modelo certo irá manter a água do lado de fora e eliminará o suor através da respirabilidade do calçado.

05 – Escolha as meias certas.

Por melhor que o calçado escolhido seja, errar na meia irá fazer tudo ir por água a baixo. Opte por modelos que favorecem a transpiração, como as com fibras sintéticas por exemplo. Além disso, experimente o calçado com a meia. Tenha certeza de que está com o pacote completo pra enfrentar essa prova. Isso irá proteger você de lesões e bolhas.

6. Você está confortável? Então você está pronto!

O tênis ou bota de trilha escolhido deverá se encaixar perfeitamente ao redor dos seus pés. Nenhum ponto de atrito deve existir, nem pontos vazios. Você deve se sentir bem com ele imediatamente. Nunca deverá ter de alargar ou algo mais do que simplesmente amaciar o couro de um calçado para atividades esportivas. Aliás, esta é uma regra que deveria valer também para seus calçados sociais!

Gostou das dicas? Se tiver alguma que não falamos aqui, escreva nos comentários!

"

Escrito por KEEP RUNNING

...


     

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

O impossível é só questão de opinião

O impossível é só questão de opinião

Não há impossível para quem tem o pensamento forte, como diz nosso saudoso Chorão na música "Só os loucos sabem" que aprend...

continuar lendo

Review Novo HOKA ONE ONE Carbon X 2

Review Novo HOKA ONE ONE Carbon X 2

O novo Tênis HOKA ONE ONE Carbon X 2 entrega a mesma velocidade propulsiva que seu antecessor, mas ele chega melhorado e ma...

continuar lendo

Review Asics MetaRide

Review Asics MetaRide

Mais um lançamento na Keep Running Brasil!
O Asics MetaRide é aquele tênis que combina todas as tecnologias tradiciona...

continuar lendo

REVIEW BEACON V3

REVIEW BEACON V3

A nova edição do FRESH FOAM X Beacon v3 traz uma nova entressola ainda mais macia e leve levando você mais longe e com 5% a mai...

continuar lendo

Como correr intervalado!

Como correr intervalado!

Olá pessoal!

Você corre na esteira? Gosta e tem medo de cair?
Bom, a esteira é uma grande alia...

continuar lendo