Berlin Marathon

Data: 03-OUT-2019   |     320

A Six Majors mais rápida e com muita história e cercada de desafios. Vou falar sobre o maior desafio para quem vem, a língua, os costumes e a logística.

A Capital da Alemanha nos recebe no aeroporto internacional de Tegel, para sair do aeroporto utilize os ônibus e compre seu bilhete (aceitam Euro ou Cartão de Crédito Visa e Master), nos totens no ponto de ônibus (usei a linha 109), pois o Uber não pega no terminal, apenas desembarca.
Você valida seu ticket dentro do ônibus, e segue viagem para seu hotel tranquilamente, vendo no painel as paradas que ele faz.

Os deslocamentos na cidade se fazem bem fácil por trem/metrô como em São Paulo, as linhas atendem toda a cidade muito rápido. Inclusive para quem vai retirar o kit da corrida no desativado aeroporto de Tempelhof

O valor do bilhete custa 2,80 € e os totens de compra se encontram no terminal mesmo (com moedas de euro ou cartão), você valida antes de embarcar. Importante: Não seguranças, fiscais, nem há roletas de entrada, apenas câmeras de segurança. Compre, valide e siga viagem, jamais entre sem pagar (evite qualquer tipo de problemas com a policia local).

Ninguém vai te dar dica em português ou espanhol, apenas alguns falam em inglês ou obviamente em alemão (Deutsch), então prepare seu “In English please” e esqueça o acesso a internet.
WiFi é algo raro em Berlim até mesmo em estabelecimentos comerciais. Você terá acesso nos hotéis e com lentidão.

O fuso horário é de 5h a mais do Brasil, então um voo com uma conexão de parada em portugal (Lisboa) por uns dias ajudará a reduzir o famoso Jet Leg (que inclusive já escrevi sobre).

Em Berlim as pessoas são diretas e muito frias [em todos os sentidos], você não verá muitas pessoas nas ruas, nem mesmo sorrindo e nem mesmo vendendo bugigangas informalmente como estamos acostumados.

Os mercados vendem de tudo, compre seus lanches e garanta logo suas refeições, pois eles não abrem domingo e fecham cedo outros dias.
Leve seus suplementos, pois não vai achar nada fácil uma loja especializada para atletas.

Os restaurantes tem um menu bem variado e geralmente alacarte composto por massas, carnes, embutidos, pães e croissant além de oferecerem as tradicionais cervejas. O valor do almoço pu jantar não é tão acessível, sempre na faixa de 30 € por pessoa (150,00 reais).

Berlim é histórica. A Alemanha passou por muitas invasões de povos germânicos, teve uma participação ativa nas duas grandes guerras mundiais, uma divisão de sua capital por um muro durante 30 anos.

Está se recuperando de tudo isso ainda, com muitas cicatrizes que estão estampadas na cidade toda, no modo de se vestir, de andar, de se comportar e nas exposições culturais na qual visitamos.
Vale a pena conferir alguns pontos gratuitos ou com valor acessível (cerca de 8 euros).

  • Muro de Berlim
  • Check Point Charlie
  • Topografia do Terror
  • Guarita de Controle na Erna Berger
  • Estádio Olímpico de 1936
  • Sony Center Hotel Esplanade


Se sobrar um tempo, vale uma passada rápida de trem na cidade ao lado (local de residência dos reis), chamada Postdam.

"

Escrito por Darlan Souza

Sou treinador e maratonista com 27 maratonas (4 Uphill 42k Marathon e 1 Dopey Challenge 87k RunDisney), atualmente treinando pessoas e correndo em busca das Six Majors Marathon.
Antes de correr maratonas, praticava futebol e musculação e corria de maneira totalmente recreativa, apenas para me manter a forma.
Sou Pós-Graduado em Educação Física (CREF 015393 G/RS), ainda na acade...


        



conhecer Darlan Souza

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

5 DICAS QUE PODEM AJUDAR NO LONGÃO.

Confira aqui dicas que podem te ajudar nos treinos, você vai achar a última loucura......

continuar lendo

Importância da musculatura do quadril na corrida

Importância da musculatura do quadril na corrida

A musculatura do quadril é extremamente importante durante a corrida, falando especificamente dos extensores de quadril o Glúteo...

continuar lendo

Oração do corredor

Oração do corredor

Gravei essa oração com muito amor e deixei disponível no meu canal do Youtube pra você compartilhar com seus amigos corredores...

continuar lendo

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Mari Ultra - Circuito Mata Atlântica de Minas

Câncer de pele - Ultramaratonista Marilélia Rocha corre sem fins lucrativos em uma campanha para o alertar a população. Desta ...

continuar lendo

Canelite - A número 1 dos corredores

Canelite - A número 1 dos corredores

Cá estamos mais uma vez para mais um post sobre mais uma lesão que atinge os corredores . Dessa vez chegou a hora de falar da ...

continuar lendo