As ultramaratonas mais fenomenais do mundo (para mim)

Data: 06-JUN-2019   |     323

Correr, para mim, é um esporte que vai muito além da obsessão por tempos e marcos pessoais: é a forma mais primitiva e pessoal de se conhecer os dois mundos que vivemos (o interno, delineado pelos nossos próprios limites, e o externo).

Não tenho nada como provas curtas, mas dificilmente se consegue efetivamente mergulhar em uma jornada de autoconhecimento tão intensa e memorável nelas. Para isso, normalmente é necessário se ter percursos que precisem ser vencidos (e não atravessados), cenários exóticos e distâncias que costumam encapsular desafios próprios. E onde se encontra isso? Nas ultramaratonas.

Para a sorte de quem gosta de se aventurar, a quantidade de ultras maravilhosas mundo afora beira o incontável. Nesse sentido, selecionar as melhores chega a ser uma tarefa ingrata, quase tão difícil quanto percorrê-las em sequência.

Mas, mesmo estando certo de ter cometido alguma injustiça com alguma prova que não me veio à mente a tempo este post, decidi montar uma listinha com as 10 provas mais maravilhosas o mundo. É, digamos, uma espécie de lista e desejos que pretendo, um dia, fechar (uma vez que ainda não corri todas).

Vamos a ela?

1. Comrades: https://www.comrades.com

Não é a prova mais exuberante do mundo - até por ser de asfalto - mas é, sem sombra de dúvidas, a mais mágica. Os 90km da Comrades ocorrem na África do Sul desde a década de 1920, sendo a mais antiga e maior (em número de participantes, que chega a 25 mil) ultramaratona do planeta. Correr a Comrades significa compartilhar uma espécie de superação coletiva com participantes de mais de 60 países e de idades que chegam a ultrapassar os 80 anos. Quer imergir no muno das ultras? Priorize essa prova.



2. Ultra Trail de Mont Blanc: https://utmbmontblanc.com/en/home

A meca das provas de montanha, incluindo opções que vão de 15 a 170km no entorno da mítica Mont Blanc.



3. Marathon des Sables: http://www.marathondessables.com/

Alguns consideram esta prova a mais difícil das ultras do mundo pelas características: são 6 dias que, somados, superam os 250km nas areias do Saara. A propósito: exceto por uma ração diária de água e por uma barraca compartilhada, a prova é auto-suficiente. Cada corredor deve levar tudo o que for comer e vestir ao longo de toda a semana.



4. Indomit Costa Esmeralda: http://indomit.com.br/costaesmeralda/pt/

Na abençoada costa catarinense, essa prova entrega experiências por matas fechadas, pedras, praia, estradões e tudo o que uma prova perfeita de trilha pode proporcionar - incluindo, claro, vistas absolutamente inesquecíveis.



5. BR135+: http://www.brazil135.com.br

São aproximadamente 135 milhas (cerca de 220km) pela belíssima Serra da Mantiqueira, serpenteando por cidades históricas do interior de São Paulo e Minas Gerais. É uma prova dura pela distância, pela altimetria (de cerca de 10 mil metros acumulados) e pelo calor (ela acontece em janeiro). Cruzar a sua linha de chegada em Paraisópolis, no entanto, é uma das experiências mais marcantes para qualquer corredor de longa distância.



6. El Cruce: https://elcrucecolumbia.com/?lang=pt

Com percursos que mudam todo ano, a prova acontece na região da Patagonia, incluindo Argentina e Chile, dividindo 100km em 3 dias. Não é auto-suficiente como Sables e tem trilhas absolutamente maravilhosas pelas montanhas, com direito a vistas deslumbrantes de uma das regiões mais belas do mundo.



7. Madeira Island Ultra Trail (MIUT): https://www.miutmadeira.com/pt/

Subidas e descidas vertiginosas, encostas deslumbrantes, florestas, vilarejos portugueses e um oceano inteiro abraçando um dos percursos mais incríveis do mundo, na Ilha da Madeira.



8. Tarawera Ultra: https://www.taraweraultra.co.nz

Lá na distante Nova Zelândia, a Tarawera inclui um percurso de pouco mais de 100km por alguns dos locais mais belos e míticos de toda a cultura Maori.



9. Everest Trail Race: http://www.everesttrailrace.com

Não preciso. dizer o quão maravilhoso o percurso é: estamos falando de uma prova aos pés do Everest, nos Himalaias. São 160km divididos em 6 dias - nada fácil considerando as trilhas extremamente técnicas e a altitude estonteante.



10. Coastal Challenge Costa Rica: http://thecoastalchallengecostarica.com

Outra prova que acontece em etapas, o Coastal Challenge passa pelas selvas úmidas, praias paradisíacas, montanhas coloridas e rios sinuosos da Costa Rica, na América Central. A distância varia de 155km a 236km em 6 dias.

"

Escrito por Ricardo Almeida

Um dos brasileiros que completou o Desafio Unogwaja 2018!


Principal modalidade: Ultramaratonas, sejam em trilhas ou asfalto

Junta-se candidatos de todo o mundo, faz-se uma seleção e estes têm o desafio de arrecadação. No Brasil, no ano passado foram 2 escolhidos, sendo ele um deles!

No que consiste o desafio? Trata-se de pedalar 1.700 quilôme...


     



conhecer Ricardo Almeida

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Maratona é igual Matrix, não tem como explicar!

Dia 29 de setembro teve a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e foi a minha décima experiência na distância! O que posso d...

continuar lendo

Um CICLO chamado MARATONA

Um CICLO chamado MARATONA

Fala galera! Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim dividir um pouco do que passei nos últimos meses! Sim! Meses! Não vim falar ...

continuar lendo

Berlin Marathon

Berlin Marathon

A Six Majors mais rápida e com muita história e cercada de desafios. Vou falar sobre o maior desafio para quem vem, a língua, o...

continuar lendo

Que tal correr uma ultra?

Que tal correr uma ultra?

Desafios, sempre acreditei, são sempre absolutamente pessoais. Para alguns atletas, correr uma maratona sub-3 pode ser a meta de ...

continuar lendo

Melhores tênis para corrida e caminhada!

Melhores tênis para corrida e caminhada!

O exercício que originou nossa paixão é novamente nosso tema de hoje, e dessa vez, vamos listar alguns dos melhores tênis para...

continuar lendo