03 APRENDIZADOS DE QUEM SE PREPARA PARA UMA MEIA MARATONA

Data: 19-SET-2019   |     403

Faaala, galera!

Se você já é meio maratonista pode confirmar: concluir uma meia maratona é demais, não é? Certo que muitos corredores de rua preferem distâncias menores (5 Km, 10 Km), mas o fato é que a maioria de nós deseja se aventurar nas longas distâncias.
Quando se inicia a preparação para atingir a linha de chegada dos 21,097Km, começamos a lidar com novas variáveis: treinos mais longos, aumento de volume semanal, mais atenção à alimentação, repouso e prevenção de lesões. A vivencia desse processo me trouxe alguns bons aprendizados que compartilho com vocês agora.

01: AUMENTO DO FOCO

Treinar e participar de uma prova longa exige de você a capacidade de administrar diversos fatores de distração, como dores, clima, pace, risco de lesão, hidratação, e até mesmo o ímpeto de querer resultados rápidos.
Isso faz com que o desconforto físico e mental esteja sempre presente, e exige do corredor atenção em como seu corpo e seus pensamentos reagem a cada estímulo. Assim o aumento de foco acaba se tornando algo natural e indispensável durante a preparação.

02: MAIOR RESISTÊNCIA À DOR

No dia da prova, ou durante aqueles treinos mais difíceis eu sempre penso: “mais um passo, mais um, e mais um, ...”. Julgo ser valioso esse impulso mental, uma vez que passar 2 horas - ou quase isso - fazendo força, coloca seu corpo diante do desconforto. Se a dor é um fator puramente psicológico, eu não sei. Mas, o que você faz quando a dor aparece está sob seu controle. É preciso saber utilizar as ferramentas certas para isso.
Mindfulness, afirmações positivas, mantras. O que funciona para você?
É importante se avaliar e por em prática, porque a dor é algo real, mas que nos faz evoluir muito, como atletas e como pessoas. Aprenda a “gostar” da dor e todo o caminho será mais prazeroso.

03: CONFIRMAÇÃO DE POSSO IR MAIS E MAIS LONGE

Digo confirmação porque a certeza sempre existiu.
A cada novo ciclo de treino e a cada meia maratona de que participo, a segurança para alçar novos voos (tornar-me maratonista, por exemplo) só aumenta. Na primeira prova, você se realiza cruzando a linha de chegada. Na segunda, porque os treinos renderam bem e, mesmo sofrendo, conseguiu melhorar seu tempo. Na terceira, quebrou no meio da prova, mas concluiu. Na quarta, fez um “tempasso”!!! E por aí vai...
Cruzar o pórtico de chegada dos 21 Km me trouxe a sensação de que estou no início de uma nova jornada, uma expansão da zona de conforto, onde os limites do corpo e da mente estão sempre sendo batidos.
Como disse o grande ídolo e recordista mundial da maratona, Eliud Kipchoge: “Eu acho que o ser humano não tem limites. Tudo é possível, e os recordes estão aí para serem quebrados.”

Você é meio maratonista? Está se preparando para os seus primeiros 21Km?
Partilha aqui nos comentários a sua experiência e os seus aprendizados.

Grande abraço! E bons treinos...

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Escrito por Raul Roccha

Meu nome é Raul Roccha, tenho 29 anos e sou de Alagoas. Após vencer o sobrepeso, descobri a oportunidade de me tornar alguém melhor através da corrida de rua. Sou professor, criador de conteúdo sobre Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal e Corredor desde 2018. Desde então, busco contribuir com pessoas que buscam transformação pessoal....


     



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