Dor de Cabeça x Corrida, o que fazer?

Data: 25-JUN-2019   |     204

Você já sentiu dor de cabeça antes ou durante a corrida? Que atletas estão acostumados a lidar com vários incômodos isso todo mundo sabe, mas será que faz mal correr com dor de cabeça? Os exercícios físicos podem ajudar ou atrapalhar de alguma forma? A dor de cabeça é um problema constante na vida de muitas pessoas e pode ser causado por diversos fatores, como respirar de forma errada, baixo nível de glicose no sangue, desidratação, fraqueza por não ter se alimentado corretamente e até mesmo estar relacionado com a intensidade da atividade física que você pratica.

Mas, correr estando com dor pode fazer mal?

Tudo depende da causa da dor de cabeça. Durante a corrida (ou qualquer outra atividade física aeróbica) ocorre o aumento do metabolismo, do consumo energético, aumento da pressão arterial sistêmica, da frequência cardíaca e respiratória. É possível que o quadro de dor se torne mais acentuado, por exemplo, se a dor de cabeça for por hipertensão arterial, nesse caso, a corrida vai piorar os níveis pressóricos e consequentemente tornar o incômodo maior.

Você deve ficar atento aos seus hábitos, se começar a sentir dores de cabeça após mudar os treinos e aumentar a intensidade, por exemplo, pode ser que esse seja o motivo, então deve fazer um aumento mais gradativo do volume e no momento da dor tentar diminuir o ritmo, e é claro que seu treinador deverá estar ciente do problema.

Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada, ter boas noites de sono e prestar a atenção nos sinais que o corpo dá. Ter uma dorzinha de cabeça uma vez ou outra é natural, mas se isso se torna algo constante o problema não deve ser mascarado com o uso de analgésicos, é necessário investigar as causas e procurar um médico.

Se uma vez ou outra o incômodo já é grande, imagine para quem sofre com enxaqueca? Quem passa por isso sabe o quão ruim é; claridade, barulhos, coisas comuns tornam-se uma verdadeira tortura durante as crises de enxaqueca.

Diversos estudos científicos já mostraram que os exercícios aeróbicos, como a corrida, podem ser grandes aliados ao tratamento dessas dores. Todo exercício físico aeróbico promove o aumento da produção de endorfinas cerebrais que nos dão bem estar e amenizam a dor.

O mais importante então é saber que cada caso é um caso. Dependendo do motivo que gera a dor de cabeça, a corrida pode tanto atrapalhar, quanto ajudar no treinamento, o essencial é tratar e não parar de correr!

"

Escrito por LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETA FEDERADO PELA CBAT
ULTRAMARATONISTA
PROPRIETÁRIO DA L.A ASSESSORIA DE CORRIDA DE RUA E TRAILRUN
IDEALIZADOR DO CANAL VIDA CORRIDA
YOUTUBE...


  



conhecer LUIZ HENRIQUE ALMEIDA

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

META ATINGIDA! Relato sobre a prova e projeto

META ATINGIDA! Relato sobre a prova e projeto "Eu corro! Você ajuda!"


Como dizem por aí: Senta que lá vem textão!

Quando decidi que a terceira edição do projeto EU CORRO! VOCÊ...

continuar lendo

Mente inabalável, corpo imparável: Como treinar a mente pode lhe ajudar a correr melhor no dia da prova

Mente inabalável, corpo imparável: Como treinar a mente pode lhe ajudar a correr melhor no dia da prova

Falaa, guerreiros e guerreiras! Tudo bem com vocês?!
Gratidão por estarem aqui!

Hoje vamos falar de algo que afe...

continuar lendo

O terror dos Corredores

O terror dos Corredores

Fala Meus queridos tudo bem com vocês?

Cá estou eu mais uma vez para falar de um assunto que pode te ajudar e muito ...

continuar lendo

03 Dicas para escolher sua mochila de hidratação

03 Dicas para escolher sua mochila de hidratação

Frequentemente, vejo corredores receosos e até mesmo resistentes em correr com mochila de hidratação. As dificuldades citadas s...

continuar lendo

 Do Abismo ao Pico: a inigualável beleza das das ultramaratonas

Do Abismo ao Pico: a inigualável beleza das das ultramaratonas

58km já haviam passado.

Estava cansado, com dores generalizadas e, incrivelmente, só.
...

continuar lendo

-->