As ultramaratonas mais fenomenais do mundo (para mim)

Data: 06-JUN-2019   |     305

Correr, para mim, é um esporte que vai muito além da obsessão por tempos e marcos pessoais: é a forma mais primitiva e pessoal de se conhecer os dois mundos que vivemos (o interno, delineado pelos nossos próprios limites, e o externo).

Não tenho nada como provas curtas, mas dificilmente se consegue efetivamente mergulhar em uma jornada de autoconhecimento tão intensa e memorável nelas. Para isso, normalmente é necessário se ter percursos que precisem ser vencidos (e não atravessados), cenários exóticos e distâncias que costumam encapsular desafios próprios. E onde se encontra isso? Nas ultramaratonas.

Para a sorte de quem gosta de se aventurar, a quantidade de ultras maravilhosas mundo afora beira o incontável. Nesse sentido, selecionar as melhores chega a ser uma tarefa ingrata, quase tão difícil quanto percorrê-las em sequência.

Mas, mesmo estando certo de ter cometido alguma injustiça com alguma prova que não me veio à mente a tempo este post, decidi montar uma listinha com as 10 provas mais maravilhosas o mundo. É, digamos, uma espécie de lista e desejos que pretendo, um dia, fechar (uma vez que ainda não corri todas).

Vamos a ela?

1. Comrades: https://www.comrades.com

Não é a prova mais exuberante do mundo - até por ser de asfalto - mas é, sem sombra de dúvidas, a mais mágica. Os 90km da Comrades ocorrem na África do Sul desde a década de 1920, sendo a mais antiga e maior (em número de participantes, que chega a 25 mil) ultramaratona do planeta. Correr a Comrades significa compartilhar uma espécie de superação coletiva com participantes de mais de 60 países e de idades que chegam a ultrapassar os 80 anos. Quer imergir no muno das ultras? Priorize essa prova.



2. Ultra Trail de Mont Blanc: https://utmbmontblanc.com/en/home

A meca das provas de montanha, incluindo opções que vão de 15 a 170km no entorno da mítica Mont Blanc.



3. Marathon des Sables: http://www.marathondessables.com/

Alguns consideram esta prova a mais difícil das ultras do mundo pelas características: são 6 dias que, somados, superam os 250km nas areias do Saara. A propósito: exceto por uma ração diária de água e por uma barraca compartilhada, a prova é auto-suficiente. Cada corredor deve levar tudo o que for comer e vestir ao longo de toda a semana.



4. Indomit Costa Esmeralda: http://indomit.com.br/costaesmeralda/pt/

Na abençoada costa catarinense, essa prova entrega experiências por matas fechadas, pedras, praia, estradões e tudo o que uma prova perfeita de trilha pode proporcionar - incluindo, claro, vistas absolutamente inesquecíveis.



5. BR135+: http://www.brazil135.com.br

São aproximadamente 135 milhas (cerca de 220km) pela belíssima Serra da Mantiqueira, serpenteando por cidades históricas do interior de São Paulo e Minas Gerais. É uma prova dura pela distância, pela altimetria (de cerca de 10 mil metros acumulados) e pelo calor (ela acontece em janeiro). Cruzar a sua linha de chegada em Paraisópolis, no entanto, é uma das experiências mais marcantes para qualquer corredor de longa distância.



6. El Cruce: https://elcrucecolumbia.com/?lang=pt

Com percursos que mudam todo ano, a prova acontece na região da Patagonia, incluindo Argentina e Chile, dividindo 100km em 3 dias. Não é auto-suficiente como Sables e tem trilhas absolutamente maravilhosas pelas montanhas, com direito a vistas deslumbrantes de uma das regiões mais belas do mundo.



7. Madeira Island Ultra Trail (MIUT): https://www.miutmadeira.com/pt/

Subidas e descidas vertiginosas, encostas deslumbrantes, florestas, vilarejos portugueses e um oceano inteiro abraçando um dos percursos mais incríveis do mundo, na Ilha da Madeira.



8. Tarawera Ultra: https://www.taraweraultra.co.nz

Lá na distante Nova Zelândia, a Tarawera inclui um percurso de pouco mais de 100km por alguns dos locais mais belos e míticos de toda a cultura Maori.



9. Everest Trail Race: http://www.everesttrailrace.com

Não preciso. dizer o quão maravilhoso o percurso é: estamos falando de uma prova aos pés do Everest, nos Himalaias. São 160km divididos em 6 dias - nada fácil considerando as trilhas extremamente técnicas e a altitude estonteante.



10. Coastal Challenge Costa Rica: http://thecoastalchallengecostarica.com

Outra prova que acontece em etapas, o Coastal Challenge passa pelas selvas úmidas, praias paradisíacas, montanhas coloridas e rios sinuosos da Costa Rica, na América Central. A distância varia de 155km a 236km em 6 dias.

"

Escrito por Ricardo Almeida

Um dos brasileiros que completou o Desafio Unogwaja 2018!


Principal modalidade: Ultramaratonas, sejam em trilhas ou asfalto

Junta-se candidatos de todo o mundo, faz-se uma seleção e estes têm o desafio de arrecadação. No Brasil, no ano passado foram 2 escolhidos, sendo ele um deles!

No que consiste o desafio? Trata-se de pedalar 1.700 quilôme...


     



conhecer Ricardo Almeida

Gostou da matéria?
Cadastre-se em nossa newsletter

META ATINGIDA! Relato sobre a prova e projeto

META ATINGIDA! Relato sobre a prova e projeto "Eu corro! Você ajuda!"


Como dizem por aí: Senta que lá vem textão!

Quando decidi que a terceira edição do projeto EU CORRO! VOCÊ...

continuar lendo

Mente inabalável, corpo imparável: Como treinar a mente pode lhe ajudar a correr melhor no dia da prova

Mente inabalável, corpo imparável: Como treinar a mente pode lhe ajudar a correr melhor no dia da prova

Falaa, guerreiros e guerreiras! Tudo bem com vocês?!
Gratidão por estarem aqui!

Hoje vamos falar de algo que afe...

continuar lendo

O terror dos Corredores

O terror dos Corredores

Fala Meus queridos tudo bem com vocês?

Cá estou eu mais uma vez para falar de um assunto que pode te ajudar e muito ...

continuar lendo

03 Dicas para escolher sua mochila de hidratação

03 Dicas para escolher sua mochila de hidratação

Frequentemente, vejo corredores receosos e até mesmo resistentes em correr com mochila de hidratação. As dificuldades citadas s...

continuar lendo

 Do Abismo ao Pico: a inigualável beleza das das ultramaratonas

Do Abismo ao Pico: a inigualável beleza das das ultramaratonas

58km já haviam passado.

Estava cansado, com dores generalizadas e, incrivelmente, só.
...

continuar lendo

-->